JOSÉ ALBERTO DE CASTRO FARÁ SUA ESTREIA NA ELITE DA MONTARIA EM TOUROS NOS ESTADOS UNIDOS

Geral

O atleta de São Jorge do Patrocínio, José Alberto de Castro embarca nesta quarta-feira para os Estados Unidos onde disputará o campeonato mundial de Montaria em Touros

O atleta paranaense José Alberto de Castro fará sua estreia nas competições norte-americanas de Montaria em Touros neste fim de semana. Atual líder do campeonato brasileiro da PBR – Professional Bull Riders, a principal Liga de Montaria em Touros do mundo, o peão de São Jorge do Patrocínio na região noroeste do Paraná conseguiu classificação direta para a principal divisão do campeonato devido ao seu desempenho nas etapas realizadas no Brasil.

Ele irá competir em Sioux Falls, estado da Dakota do Sul (EUA), em evento que faz parte do calendário da Unleash The Beast, o campeonato mundial da PBR. A Unleash The Beast é uma série de 23 etapas realizadas anualmente nas principais cidades norte-americanas como Nova York, Los Angeles, Chicago, Houston, Indianápolis, entre outras, e que paga ao melhor atleta de cada temporada após a Final realizada no Texas o bônus de 1 milhão de dólares.

Além da série principal nos Estados Unidos a PBR mantém campeonatos em outros quatros países: Brasil, Austrália, Canadá e México, que servem de classificatória para os competidores chegarem a elite do esporte disputando o campeonato mundial. Atualmente, seis dos 10 melhores classificados do ranking mundial da PBR são brasileiros e a etapa deste fim de semana deve contar com 18 representantes do nosso país.

Esta será a primeira experiência internacional de José Alberto, que tem 25 anos de idade e compete profissionalmente há cerca de sete anos. Ele embarca nesta quarta-feira diretamente para o Texas, onde irá se reunir com os demais competidores brasileiros e seguir para o norte dos Estados Unidos para a disputa do evento de três dias.

“Foi uma surpresa muito grande quando me ligaram e disseram que eu estava classificado já para a etapa deste fim de semana. Meu sonho é competir nos Estados Unidos, tenho trabalhado muito por isso nos últimos anos e sabia que com a minha entrada para o campeonato nacional da PBR este sonho estava perto de se realizar. Mas não imaginava que seria assim tão rápido, a ficha ainda não caiu,” revelou ele em entrevista ao site da PBR no Brasil.

O competidor é um dos jovens talentos que mais se destacaram nas arenas brasileiras nos últimos anos e fez sua estreia no campeonato da PBR em julho do ano passado. Participando apenas de quatro etapas da temporada 2023, incluindo uma vitória em Anhumas-SP, ele se classificou para a Final Nacional em Barretos onde terminou na sétima colocação do evento decisivo e entre os 25 melhores do ranking do campeonato.

Ainda em Barretos, José Alberto foi o primeiro atleta a ser escolhido no draft que definiu o elenco dos times que disputariam o PBR Jaguariúna Teams no mês seguinte, uma competição por equipes nos moldes da nova liga de Montaria por Equipes da PBR nos Estados Unidos. Durante o Jaguariúna Rodeo Festival além de ajudar sua equipe, o Time Cowboys a conquistar o bicampeonato da competição, o paranaense ainda foi o melhor atleta individual do evento.

Este desempenho na arena de Jaguariúna o levou para a liderança do ranking nacional, que computando os pontos dos ótimos resultados nas etapas seguintes, o manteve no primeiro lugar da classificação até agora. O competidor pontuou em todas as etapas da temporada e registrou até agora 17 montarias qualificadas (atingindo os oito segundos) em 26 touros montados, aproveitamento de mais de 65%.

Ao estrear nos Estados Unidos diretamente em uma etapa da principal divisão apenas oito meses após iniciar sua trajetória no campeonato nacional, José Alberto de Castro vai referendar uma das principais missões da PBR no Brasil. A edição brasileira da maior Liga de Montaria em Touros do mundo tem como missão dar oportunidades aos talentos do nosso país de se classificarem para a elite do esporte através dos eventos realizados por aqui.

“Estamos aumentando a premiação distribuída a cada ano, o que dá um peso ainda maior para as etapas realizadas no Brasil para o ranking internacional. A classificação do José Alberto para a elite da PBR, apenas oito meses após estrear no nosso campeonato, assim como a dos outros atletas que irão para lá em breve, só comprova a importância das etapas da PBR no Brasil, que é o caminho mais curto para os melhores talentos do país chegarem ao nível máximo da Montaria em Touros,” declarou Jeremias Moraes, diretor de eventos da PBR no Brasil.

O atleta paranaense já estava com a documentação de entrada nos Estados Unidos toda pronta, pois tinha a intenção de embarcar para a carreira internacional nos próximos meses. Mesmo antes de chegar na América do Norte ele já é cotado a ser um dos primeiros escolhidos no Draft que irá selecionar os novos atletas da PBR Team Series, a Liga de Montaria por Equipes da PBR que é realizada no segundo semestre reunindo 10 times profissionais do esporte.

“Estava aguardando o draft da PBR Team Series em maio, para saber se seria escolhido por alguma equipe e decidir quando iria para lá. Então eu já estava com a mente focada nos Estados Unidos, por isso me sinto preparado para esta nova etapa em minha vida e em minha carreira. Meu objetivo é me adaptar o quanto antes, buscar a classificação para a Final Mundial e ser contratado por alguma equipe para permanecer por lá no segundo semestre,” completou o atleta.

Mesmo com essa guinada na carreira e a possibilidade dos outros concorrentes no Brasil tirarem a sua liderança no ranking nas próximas semanas, José Alberto de Castro não irá abrir mão do sonho do título nacional e deve retornar para a disputa da Final Nacional da PBR, que acontecerá na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos entre os dias 15 e 18 de agosto, onde o campeão da temporada irá receber uma camionete Mitsubishi L200 Triton Sport e mais um bônus de 100 mil reais oferecidos pela EcoPower Energia Solar.

O Campeonato Brasileiro da PBR deve fechar esta temporada com cerca de 30 etapas realizadas nas principais arenas do Brasil, como Americana-SP, Divinópolis-MG, Brasília-DF, Uberlândia-MG, Frutal-MG, entre outras, totalizando mais de 2 milhões de reais em prêmios distribuídos aos competidores.

Por PBR do Brasil – Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *