Animal de estimação NÃO é brinquedo!

Policial

Bicicletas, videogames, bonecas, bichinhos de pelúcia, livros ou jogos podem ser ótimos presentes em datas especiais, mas ainda há quem compre animais de estimação como se fossem brinquedos para presentear os filhos ou alguém da família.

Ter um animal de estimação é um compromisso de muitos anos, que demanda grande responsabilidade com alimentação, saúde e cuidados essenciais. Além disso, qualquer ato que cause dor ou sofrimento a animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é considerado crime de maus-tratos, cuja punição pode ser de reclusão e multa.

Quando não há planejamento na hora de incluir um animal de estimação na família, o que ocorre muitas vezes é a negligência ou o abandono. Nesta época do ano, por exemplo, por conta das festividades de Páscoa, muitos coelhos são abandonados ou encontrados em criadouros clandestinos, às vezes sem acesso a água e comida, apenas servindo para reprodução.

O Ministério Público atua pela defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado e pela garantia do desenvolvimento sustentável, e isso inclui a defesa dos direitos dos animais. Toda pessoa que tiver notícia ou presenciar uma situação de crueldade deve procurar os órgãos de proteção: delegacias especializadas, secretarias municipais de Meio Ambiente ou Promotorias de Justiça da cidade. Confira nossos contatos em: mppr.mp.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *